Negócio permite que cliente pague uma mensalidade para usar um carro zero quilômetro por determinado tempo.
Quem não quer lidar com as burocracias que envolvem a compra de um veículo zero quilômetro pode apostar no modelo de carros por assinatura, uma espécie de “aluguel” por um determinado período.
Mas quais são as vantagens e desvantagens do carro por assinatura? Como funciona? Confira a seguir:
Nesse tipo de negócio, o cliente paga uma mensalidade para usar um carro zero quilômetro por um determinado tempo.
São várias opções de duração dos contratos. Geralmente, as empresas oferecem a assinatura de seis meses a quatro anos.
O cliente escolhe também a franquia de quilometragem, ou seja, quanto ele pode rodar com o carro mensalmente.
Quais as vantagens? O cliente se livra de preocupações como documentação, seguro, manutenção e impostos, como IPVA.
A maioria das empresas oferece carro reserva em caso de quebra do veículo principal.
Ao contrário de um financiamento, não há entrada ou juros nas parcelas, apenas o pagamento da mensalidade acertada.
Ao fim do contrato, o motorista pode fazer a assinatura de um novo carro zero quilômetro.
Quais as desvantagens? Se você ultrapassar a quilometragem máxima da franquia ao término do contrato, você pode ser cobrado.
Se houver avarias, rodas danificadas e pequenos riscos, o motorista pode ser cobrado.
Quem gosta de personalizar o carro com películas, sistemas de som e rodas diferentes precisa ver se isso é permitido. Em geral, não é.
Algumas empresas permitem a compra do veículo ao fim do contrato, mas a mensalidade paga não é abatida do valor do carro.
Antes de fechar o contrato
Antes de optar pelos carros por assinatura, o consumidor precisa avaliar qual será o uso que fará do veículo.
Se a utilização do carro é mais esporádica, o consumidor pode acabar pagando por um carro que ficará parado. No extremo oposto, quem roda muito mensalmente precisa colocar na ponta do lápis qual será o gasto extra se passar da franquia contratada.