A fim de aumentar a confiança e a credibilidade da empresa, regras, princípios, processos e estruturas administrativas são criadas com o intuito de garantir o clima de confiança tanto interna como na relação com terceiros.
A chamada governança corporativa visa dar sustentabilidade aos sócios e à corporação (sociedade empresária) na busca do constante equilíbrio (o chamado balance empresarial) entre geração de valor e aprimoramento interno, cuja representação máxima será a forma como a empresa se apresenta e será vista.
De acordo com o IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, os princípios básicos da governança podem ser tidos como Integridade, Transparência, Equidade, na Ação com Responsabilidade (representada pelo termo accountability) e por fim pela Sustentabilidade.
A integridade consiste na prática e promoção contínua do agir com ética, mantendo o que denomina coerência entre o discurso e a ação, o agir com lealdade da organização e com a acuidade entre partes interessadas, sociedade e meio ambiente;
A transparência no repassar e disponibilizar informações, de forma verdadeira, com a coerência de contemplar fatores socioambientais, uma vez que a transparência do negócio e o desenvolvimento deste deve se pautar nas ações e movimentos da administração para que este se realize baseado em um ambiente inspirador, onde prevalece a confiança e o bom relacionamento;
A equidade no tratamento entre sócios levando em conta direitos e deveres, necessidades, interesses e expectativas de todos;
O “accountability” que se traduz no agir com responsabilidade, com diligência, com independência e quando da tomada de decisões basear-se na sustentabilidade e viabilidade econômico-financeira da organização, levando em consideração, o modelo de negócio considerando que a formação do capital além de ser financeira, também ocorre através do material intelectual, humano, social, produtivo e reputacional da empresa e que a organização desempenha importante papel perante a sociedade
O objetivo dos administradores e sócios é fortalecer a empresa, mantê-la íntegra para torná-la perene numa relação de continuidade ciente que sua cultura é o pilar para sua fundação e manutenção desta.
O nível de governança de uma empresa pode ser mensurado e, através de métricas, o resultado das ações tomadas e decisões implementadas além de ser valorado objetivamente são observados se se coadunam com os princípios estabelecidos.
Pode-se assim estabelecer-se parâmetros individuais para cada empresa de acordo com sua cultura, tornando-se visível o nível de governança em que esta se encontra.
A Governança Corporativa tem como principal objetivo garantir uma gestão eficiente para que a empresa se mantenha “nos trilhos”.
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