Após reduzir o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) em 25% no mês de fevereiro, o governo federal ampliou o corte para até 35%, por meio de decreto publicado na semana passada. Destinada a estimular a economia, a iniciativa vai diminuir novamente os preços dos veículos?
Segundo a consultoria Bright Consulting, dessa vez o desconto irá afetar apenas as picapes diesel e flex com PBT (Peso Bruto Total) de até cinco toneladas – cuja alíquota já tinha caído de 8% para 6,52% e agora desce para 5,2%.
De acordo com Cássio Pagliarini, sócio da Bright Consulting, se as montadoras repassarem ao consumidor a redução, os preços desses veículos poderão cair até 1,23% nas concessionárias.
“A redução de 35% de IPI falada nos noticiários e nas redes sociais só é encontrada nas picapes diesel, com capacidade de carga de uma tonelada. Para os outros veículos, nada muda”, diz o especialista.
Já o corte de 25% definido por decreto em fevereiro possibilitou desconto entre 1,2% e 3,7% ao consumidor nos preços dos veículos, dependendo do combustível e da cilindrada, destaca o consultor.
Confira como poderá ficar o preço de cinco picapes turbodiesel com o novo corte na alíquota do IPI. A lista considera a versão de entrada com cabine dupla e preços praticados em todo o Brasil.
Chevrolet S10
+ Preço a partir de R$ 238.290 antes da nova redução no IPI + Pode cair para até R$ 235.359.
Fiat Toro
+ Preço a partir de R$ 187.090 antes da nova redução no IPI + Pode cair para até R$ 184.789.
Ford Ranger
+ Preço a partir de R$ 232.090 antes da nova redução no IPI + Pode cair para até R$ 229.235
Mitsubishi L200
+ Preço a partir de R$ 228.990 antes da nova redução no IPI + Pode cair para até R$ 226.173
Toyota Hilux
+ Preço a partir de R$ 240.380 antes da nova redução no IPI + Pode cair para até R$ 237.423
Fonte: UOL