BPO - Batista Pereira & Oliveira - Advogados e Associados
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Imagem para ilustrar texto de blog sobre mudança de atividade empresarial

Conheça os principais pontos a se ficar atento quando o assunto é expansão e mudança de atividade empresarial. Confira!

A dinâmica do mercado exige das empresas uma constante capacidade de adaptação e evolução, especialmente quando novas oportunidades de negócios se apresentam, como aquisição ou incorporação de outras empresas, áreas e departamentos. Tal processo pode implicar numa reestruturação, envolvendo a mudança de foco da atividade empresarial e a necessidade de adequação a novas legislações e regulamentações. Nesse artigo abordamos as principais questões a se levar em conta em casos de expansão ou inclusão de novas operações e atividades.

Planejamento e assessoria profissional

O planejamento estratégico e o apoio de serviços jurídicos são essenciais para assegurar a conformidade com as normas vigentes e, especialmente, para a análise detalhada da documentação, se a forma da expansão for adquirir ou incorporar novas empresas. Uma assessoria especializada auxilia, tanto no momento de incorporação como na transição,  assegurando a integridade das operações buscadas.

Uma empresa pronta para crescer exibe sinais claros, como a estabilidade financeira, a solidez e o preparo operacional frente a um mercado consumidor promissor. Esta expansão, por vezes, sinaliza não só a necessária visão estratégica, mas o conhecimento das implicações legais e fiscais.

O planejamento

A empresa deve fazer um plano de expansão que considere os objetivos, as metas, os recursos, os riscos, os prazos e, especialmente as novas métricas de avaliação. O plano deve ser baseado em uma análise do mercado, da concorrência, do público-alvo e das oportunidades. Vale ressaltar a importância de revisar e ajustar o rumo conforme as necessidades e resultados almejados.

Gestão financeira

Um controle rigoroso sobre as receitas e despesas, bem como sobre o fluxo de caixa, o capital de giro, com indicativos claros do ponto de equilíbrio e a lucratividade, são fundamentais. Por isso, fazer uma projeção financeira que leve em conta os custos e os benefícios desta expansão, bem como as fontes de financiamento disponíveis são de suma importância. Outro fator importante é buscar reduzir os custos fixos e variáveis, otimizar os processos e aumentar a eficiência operacional.

Gestão de pessoas 

Avaliar se possui uma equipe qualificada, motivada e alinhada com a cultura organizacional para enfrentar os desafios desta expansão e da inclusão de novas operações é essencial. Investir em treinamento, desenvolvimento, comunicação interna, feedback e reconhecimento dos colaboradores é muito importante para criar uma equipe engajada. Assim como definir as responsabilidades, as funções e as competências de cada membro do time, bem como os indicadores de desempenho que tornam a gestão mais dinâmica e munida de informações para o resultado.

Gestão da mudança

A empresa deve se preparar para lidar com as resistências internas e externas à expansão. Envolver os fornecedores e parceiros neste processo, informando-os sobre os benefícios e os impactos esperados é de suma relevância para monitorar e avaliar constantemente os resultados, corrigir eventuais rotas e celebrar as conquistas.

Portanto, expandir exige planejamento e pessoas envolvidas para que tudo saia como o planejado. Vale ressaltar que duas áreas em especial devem estar diretamente envolvidas no processo, visto que são fundamentais para o sucesso.

Expertise contábil e jurídica

Para que a expansão seja efetuada da forma esperada é fundamental contar com especialistas nas áreas contábil e jurídica. Estes profissionais são capazes de analisar e orientar quanto às formas mais viáveis e eficientes, mitigando impactos tributários apoiando a estratégia e dar sugestões como a criação de uma nova divisão da empresa dedicada a atividades distintas ou englobar atividades otimizando os custos e assegurando uma transição suave e uma implementação bem-sucedida.

Trâmites e precauções legais

Os trâmites envolvidos na mudança de atividade empresarial e na expansão da empresa incluem alterações contratuais, ajustes operacionais e, frequentemente, revisões fiscais, para indicar tanto uma economia tributária, como evitar riscos ou pagamentos de tributos desnecessários. Estar atento às nuances legais e regulamentais é crucial para evitar implicações e riscos futuros, salvaguardando os interesses da empresa e de seus sócios.

A conquista de novos mercados e a diversificação de atividades são aspirações de qualquer empresa em crescimento. Contudo, tal empreitada requer assessoria capaz de analisar, planejar e ajudar a implementar negócios e ampliar a oportunidade numa estratégia vantajosa ao empresário. Portanto, para empresas em processo de expansão, a consultoria torna-se uma aliada inestimável, de grande apoio na conquista de novos horizontes empresariais.

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