O governador Carlos Massa Ratinho Junior abriu nesta quarta-feira (16) as atividades do Governo 5.0 – Desenvolve Paraná – Sustentabilidade a serviço da população, em Foz do Iguaçu. No discurso de boas-vindas, destacou os números do Produto Interno Bruto (PIB) de 2020, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que colocaram o Paraná como a quarta maior economia do Brasil pela segunda vez na história.
O PIB do Paraná totalizou R$ 487,93 bilhões em 2020. O Estado registrou em 2020 a maior participação da história na formação do PIB nacional nas duas últimas décadas: 6,412%. O recorde anterior tinha sido em 2016 (6,409%).
“Hoje é um dia de comemoração. O Paraná agora é a quarta maior economia do País, um feito histórico. Também alcançamos o maior PIB da história, o que nos orgulha pelo tamanho territorial que temos. É um indicador que mostra a força do povo do Paraná”, disse Ratinho Junior. “Agora temos a quarta economia e o estado mais sustentável e com a melhor educação do Brasil. É meu compromisso continuar esse legado por mais quatro anos”.
O encontro vai até sexta-feira (18), reúne prefeitos dos 399 municípios e terá workshops, painéis e palestras com nomes como Leandro Karnal e Willian Rigon. Ele é organizado Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR) e tem o apoio da Assembleia Legislativa do Paraná e Itaipu Binacional.
O tema desse ano é sustentabilidade, um dos pilares da gestão, escolha que reflete o momento em que o Estado e o mundo vivem. É a segunda vez que um evento dessa natureza acontece na gestão. O outro também foi em Foz, em 2019, e focou em inovação.
“É uma oportunidade para conversar, dialogar, e que bom que temos um governador sensível às causas municipalistas. Sempre temos boas notícias. Agora o Paraná é a quarta maior economia do Brasil, passando o Rio Grande do Sul, o que nos dá certeza de que estamos no caminho certo e que os investimentos continuarão acontecendo”, disse o prefeito de Jesuítas e presidente da AMP, Júnior Weiller.
“É um momento de agradecimento aos prefeitos, prefeitas, vereadores e lideranças de todo o Paraná. Esse encontro é de gratidão. Agora teremos um novo ciclo de quarto anos em prol do municipalismo”, completou o deputado Ademar Traiano, presidente da Assembleia Legislativa.
Fonte: Agência Estadual de Notícias