Dados são de pesquisa da Kantar BrandZ; o top 50 das marcas brasileiras atingiu US$ 79,3 bi no total de valor de mercado
Levantamento da Kantar BrandZ, divulgado nesta 2ª feira (2.mai.2022), mostra que o Itaú é a marca mais valiosa do Brasil, com US$ 8,1 bilhões de valor de mercado. Eis a íntegra (4,1 MB).
O banco é seguido por Brahma, Bradesco, Skol, Claro e Magazine Luiza. O top 50 das marcas brasileiras atingiu US$ 79,3 bilhões.
Marcas de 15 categorias aparecem na lista. Entre os setores, os bancos são responsáveis por US$ 19,6 bilhões. Os setores de bebidas alcoólicas (US$ 18,1 bilhões) e varejo (US$ 10,3 bilhões) vêm em seguida. Telecomunicações (US$ 9,7 bilhões) e alimentos e bebidas (US$ 3,5 bilhões) aparecem em 4º e 5º, formando o top 5.
Segundo a Kantar, o bom resultado do Itaú se deve por conseguir se “diferenciar da concorrência ao atualizar os serviços oferecidos”. A empresa também cita “a forma como se comunica, usando uma linguagem mais informal e próxima ao público”
A Kantar também pesquisou as marcas “mais confiadas” no Brasil. Sadia, Ipiranga, Petrobras, CVC e Veja são as mais citadas. Já a lista das mais sustentáveis é encabeçada pela Natura –seguida de Ipiranga, Petrobras, CVC e Gol.
A empresa diz que, apesar de o top 10 ser formado por marcas “tradicionais e jovens”, todas têm nomes fortes no mercado e “conseguem driblar os desafios dos últimos 2 anos por investirem em brand equity” –termo que, traduzido, refere-se ao valor agregado a algum serviço ou produto por causa de sua “força”.
“Um equity forte também pode levar as marcas a um crescimento rápido e sustentável quando o mercado cresce –mesmo enfrentando uma concorrência forte”, complementa.
Para a Kantar, a preocupação com o meio ambiente está se tornando mais popular. Diz que contribuíram 1) a pandemia, 2) a falta de matérias-primas e 3) a escassez de itens e crises hídricas.
Fonte: Poder360