A unidade da montadora Renault na cidade de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, inicia layoff para seus trabalhadores. O modelo suspende os contratos de trabalho de maneira temporária ou reduz a jornada nas fábricas.
A decisão atinge mil trabalhadores e vale a partir desta segunda-feira (3). No início, paralisação irá atingir a fábrica de veículos de passeio e, a partir de 10 de julho, a redução na jornada será nas fábricas de motores e injeção de alumínio. O período de paralisação será de dois a três meses.
Por meio de nota, a montadora disse que a decisão tem como objetivo ajustar a produção à demanda de mercado e apontou que será realizado o pagamento de uma compensação adicional até o limite de 85% do salário líquido. Os benefícios dos funcionários serão mantidos.
Durante o período, os colaboradores que estarão no processo poderão realizar um curso de qualificação no Senai. Eles terão direito à bolsa qualificação mensal prevista por lei que será paga pelo governo.
Fonte: CBN Curitiba