ImageBPO - Batista Pereira & Oliveira - Advogados e Associadosm para ilustrar texto sobre family office e planejamento patrimonial

Saiba o que é o Family Office, como constituí-lo e como ele pode ajudar no planejamento patrimonial e sucessório e quais os seus benefícios. Confira!

 

O que é o Family Office?

O Family Office é um serviço de gestão de patrimônio e investimentos para famílias para organizar e cuidar do patrimônio. Trata-se de uma assessoria completa que abrange diferentes áreas: jurídica, contábil, fiscal e também de investimentos. Ao optar por um Family Office, a família delega a um escritório a gestão de ativos financeiros, ou não.

O Family Office pode ser fundamental para o planejamento patrimonial e sucessório, uma vez que representa o conjunto de estratégias que tem como objetivo conservar, multiplicar e perpetuar o patrimônio da família ao longo das gerações. O planejamento patrimonial e sucessório envolve aspectos como:

Proteção patrimonial: visa impedir que o patrimônio perca valor, resguardando de circunstâncias que impliquem em risco desnecessário, como disputas judiciais, afastando crises, entre outros.

Planejamento sucessório: visa planejar o futuro inventário de bens e direitos, estudar previamente o patrimônio para evitar surpresas indesejadas em um momento tão crítico quanto a perda de um membro da família. O planejamento sucessório auxilia na divisão de bens, para estabelecer em conjunto as condições de fruição do legado patrimonial, as formas de tributação, entre outras questões.

Planejamento tributário: visa reduzir a carga tributária sobre o patrimônio, o legado e viabiliza a manutenção do rendimento, utilizando alternativas legais, como doações, testamentos, constituição de holdings, fundos exclusivos, previdência privada e seguros.

Planejamento financeiro: visa otimizar o retorno sobre o patrimônio e os investimentos da família, considerando o perfil de risco, o horizonte de tempo, os objetivos e as necessidades de cada membro da família.

 

Como constituir o Family Office?

Para constituir o Family Office com o intuito de gerir e fazer o planejamento patrimonial e sucessório, é preciso seguir algumas etapas, como:

Diagnóstico: consiste em fazer uma análise da situação atual do patrimônio, seus investimentos, seus rendimentos, seus gastos, seus riscos, seus objetivos e suas expectativas.

Planejamento: busca definir objetivos, metas, traçar estratégias e obter claros indicadores para a gestão do patrimônio para o planejamento patrimonial e sucessório, alinhados à missão, à visão e aos valores da família.

Execução: é o momento de colocar em prática as ações planejadas da gestão do patrimônio planejamento patrimonial e sucessório, envolvendo os membros da família e demais parceiros, como advogados, contadores, gestores de investimentos, entre outros.

Monitoramento: acompanhar e avaliar os resultados e os impactos das ações de gestão do patrimônio e do planejamento, utilizando de indicadores definidos, e permite fazer os ajustes necessários.

Comunicação: consiste em divulgar e reportar os resultados e os impactos das ações de gestão do patrimônio e do planejamento patrimonial e sucessório, utilizando os canais adequados para cada público.

 

Para a efetiva constituição e gerenciamento do Family Office, é essencial contar com uma equipe de profissionais qualificados e experientes, capazes de oferecer um serviço personalizado, confidencial e eficiente. Dentro desta equipe, alguns papéis são fundamentais:

 

Consultoria Especializada

A consultoria especializada combina as funções do consultor e do advogado em um único papel. Este profissional desempenha o aconselhamento central, coordenando e supervisionando as atividades. Como principal interlocutor entre a família e os demais profissionais, ele entende as necessidades e objetivos da família, elabora o planejamento e com auxiliares gerencia projetos, monitora resultados e presta contas. Além disso, é a consultoria especializada em assessoria jurídica que auxilia nas questões relacionadas ao direito de família, sucessório, societário e tributário, agregando a revisão de documentos legais e representando a família em negociações.

Como auxiliares do Family Office, conta-se com assessoria contábil e fiscal para apuração, declaração e pagamento de tributos.

E os gestores de investimentos que oferecem assessoria, abordando questões como alocação, diversificação, rentabilidade e risco dos investimentos, considerando o perfil e as necessidades presentes e futuras, e acompanhando e avaliando o desempenho dos investimentos perante o mercado.

 

Ao contar com uma equipe de profissionais, pode-se obter os seguintes benefícios:

Preservação do patrimônio: profissionais qualificados e com experiência podem ajudar a família a proteger o patrimônio de eventuais ameaças.

Multiplicação do patrimônio: a preservação e o aumento do patrimônio com alternativas tributárias mais vantajosas.

Perpetuação do patrimônio: transmitir o patrimônio para as próximas gerações, as condições de uso patrimonial entre outras questões, evitando conflitos, desgastes e perdas desnecessárias.

Como vimos, o Family Office é um serviço de gestão de patrimônio. Para constituir o Family Office de forma eficaz e confiável deve-se levar em conta a contratação de profissionais com histórico de consultoria e expertise em diversas áreas, especialmente a técnico jurídica.

Gostou desse artigo? Aqui em nosso blog você encontra conteúdos exclusivos sobre diversos temas relacionados à consultoria empresarial, questões tributárias e muito mais. Confira!

Compartilhe

Outras Notícias

Receba nossas
Publicações