BPO - Batista Pereira & Oliveira - Advogados e Associados
BPO - Batista Pereira & Oliveira - Advogados e Associados
BPO - Batista Pereira & Oliveira
Ricardinho fala sobre times vencedores para o BP&O Advogados Associados

 

O ex-jogador de futebol e comentarista esportivo Ricardinho participou de um bate-papo com a equipe do escritório Batista, Pereira e Oliveira Advogados Associados e falou sobre trabalho em equipe e liderança. Ricardinho traz no currículo dezoito anos como jogador de futebol profissional – sendo sete deles com participações na seleção brasileira – e quatro como treinador. Há um ano, é comentarista da Rede Globo.

Agora, usa esta bagagem na execução do projeto Maestro da Bola, que já atende 1.200 crianças em Curitiba com aulas de futebol e cidadania. Três núcleos contam com o apoio do escritório: Tatuquara, Caximba e Campo do Tenente. Nestes bairros, 260 meninos de meninas de sete a quatorze anos são beneficiados.

O atleta dividiu a fala em cinco pontos: equipe, objetivos, estratégia, liderança e superação. Na opinião dele, a formação do grupo é o alicerce para um trabalho bem feito. É preciso apostar em perfis diversos. Os objetivos devem ser vistos com otimismo. “O medo de perder tira a vontade de ganhar. Temos que pensar grande sempre, todos os dias. Se você não sonha, nem comece. Temos que ter fidelidade ao objetivo para não perder o foco”, reforçou.

A estratégia da empresa, para ele, tem que ser pensada de cima para baixo. O comando tem que dar exemplo para chegar à formula “estratégia + potencial = performance”. Ricardinho enfatizou bastante a questão da liderança. “O líder precisa saber o seu lugar”, afirmou, lembrando que há diferentes tipos de líderes e que deve haver respeito entre eles.

“Nós não nascemos para perder. Nós nascemos para vencer. A derrota é o gatilho para vitória”, afirmou, contando episódios de sua carreira como jogador profissional. Superar as adversidades e se adaptar aos problemas fazem parte da conquista dos objetivos. Segundo ele, “não podemos dar desculpas. Se perdermos, a responsabilidade é de quem está no processo. Os vitoriosos têm seus momentos de superação”.

Para o atleta, cinco palavras chaves devem acompanhar profissionais de todas as áreas: amor, paixão, entrega e energia positiva. Aliadas ao respeito profissional e um bom ambiente de trabalho, formam times vencedores. “É um aprendizado diário. Temos que estar abertos a observar e aprender todos os dias”, finalizou.

 

Compartilhe

Receba nossa Newsletter

Outras Notícias