BPO - Batista Pereira & Oliveira - Advogados e Associados
BPO - Batista Pereira & Oliveira - Advogados e Associados
BPO - Batista Pereira & Oliveira
Web Summit Rio

O evento Web Summit Rio contou com a participação de mais de 20 mil pessoas, incluindo profissionais do mercado, empreendedores, influenciadores, investidores e o público em geral.

O objetivo foi debater as tendências e os desafios do setor de tecnologia no Brasil e no mundo e, ao longo de mais de 100 horas, foram realizadas palestras, masterclasses e sessões de networking, com a presença de mais de 300 palestrantes convidados.

Além disso, mais de 700 startups marcaram presença no evento, exibindo suas soluções inovadoras e buscando oportunidades de negócios e parcerias.

PONTOS PRINCIPAIS

  1. A IA VAI MUITO ALÉM DA TECNOLOGIA

Foi difícil encontrar alguma palestra que os temas IA, Web3 e afins, não estivessem em pauta, no entanto o que vale a análise é que eles não foram tratados como simples tendências ou transformações tecnológicas. Mas sim, como parte do processo de transformações das empresas.

Hoje, essa transformação não se trata de qual tecnologia será implementada, mas sim sobre como será usada para se relacionar com as pessoas internas e externas das organizações.

Ou seja, a transformação digital é tanto uma história de tecnologia quanto uma história sobre como as pessoas guiam as mudanças dentro e fora das companhias. O fator humano é realmente a força catalisadora por trás da evolução e revolução dos negócios.

  1. ESG: Chega de teoria, está na hora da prática.

Este assunto já está em pauta para várias empresas, mas poucas de fato atuam para realizar o que planejam. É necessário ter um posicionamento de cima para baixo, o famoso Top Down (do bem).
Isso porque a mudança parte de uma transformação na cultura organizacional, e uma companhia não muda sua forma de agir e de pensar se os líderes, em todos os níveis hierárquicos, não estiverem
comprometidos com isso.

Mas, vale lembrar que muito se fala de ESG nos últimos anos, no entanto nenhuma empresa até hoje conseguiu sobreviver sem ter responsabilidade com o impacto ambiental, sem olhar para o seu colaborador de forma humana e sem trazer a transparência e integridade para a sua gestão.

  1. Conexão, a palavra de ordem

O evento mostrou que máquinas e tecnologias não faltam, mas somos nós, seres humanos, que conseguimos pensar além do óbvio, de criar e de nos relacionarmos com nossos pares, fornecedores, clientes e comunidades para agregar, resolver problemas, gerar resultados (sejam eles novas amizades, parcerias ou negócios).

E essa é a verdadeira revolução da gestão de pessoas nas empresas: a conexão entre pessoas, permitindo que, como seres pensantes e criativos, suas equipes e profissionais possam verdadeiramente atuar,
criar e resolver problemas do dia a dia e da organização além do que o cargo define.

Quem entender essas mudanças e souber desenvolver estrategicamente a sua equipe neste sentido, não terá dificuldades de conquistar resultados de alta performance mesmo em contextos complexos, ágeis e incertos como o atual.

Compartilhe

Receba nossa Newsletter

Outras Notícias