Estar em uma posição de liderança sempre representa um desafio. Afinal, ser o responsável por uma equipe, significa ser um exemplo, um mentor para os colaboradores e ponto de referência, nos momentos bons e ruins.
Mas, como um líder deve agir em situações difíceis? O que ele precisa fazer para resolver os problemas da melhor forma possível? Em situações complexas e desfavoráveis, o líder é o profissional que ganha os holofotes. Ele precisa tomar decisões importantes, lidar com a equipe, dar satisfações para o público interno e externo da empresa, e garantir que tudo está funcionando da forma esperada.
Por conta disso, nem sempre as pessoas em papéis de liderança sabem exatamente o que fazer quando um momento crítico surge, e neste momento vem as dúvidas, de qual o momento certo para agir? Com quem falar? Que postura adotar? O que não fazer? Todas essas dúvidas são comuns e esperadas. Neste texto trazemos a experiência de Sergio Lopes que indica etapas para guiar situações difíceis, e deixar um legado positivo como líder.
1 – Foque na agilidade
Momentos difíceis, críticos e problemáticos exigem respostas rápidas. E o líder, como responsável por garantir a agilidade e a eficiente tomada de decisões, não pode
deixar “paralisar” o fluxo. Isso não significa que as decisões serão perfeitas, nem e tampouco solitárias uma vez que o líder também pode e deve contar com a ajuda e o aconselhamento de outros profissionais. Ainda delegar tarefas que não precisam ficar sob o seu guarda-chuva e ter consciência de que a perfeição não existe, também são pontos fundamentais para a agilidade.
2 – Ser mais racional do que emocional – mas não se esqueça de ser acolhedor Uma frase muito conhecida diz que “não é possível controlar muitas situações, contudo, é possível controlar a forma como reagimos a elas”.
Por mais que ela se aplique a diversas ocasiões, fica ainda mais latente em momentos difíceis e de crise. Como um líder, não há tempo ou espaço para deixar o emocional tomar conta. Ou seja, lidar com as emoções e reações e focar no lado racional e na tomada de decisões, significa estar 100% presente naquela situação.Ainda racionalizar não significa agir com falta de humanidade. Mesmo em situações limítrofes, demonstrar o lado humano, empático e acolhedor é fundamental para que o momento não se torne traumático para a equipe.
3 – Coloque o respeito com seus liderados em primeiro lugar
O respeito com os liderados não pode faltar, por mais estressante, exaustiva e exigente que seja a situação. Erros durante o processo vão ocorrer e exigirão lidar com pontos fracos, mas sempre com civilidade e harmonia, a fim de garantir o trabalho como em um time esportivo. O tratamento humanizado precisa estar no centro de qualquer trabalho de liderança.
4 – Seja o exemplo: assuma uma postura positiva, corajosa, experiente e proativa
Além de garantir que o problema seja resolvido, o líder carrega a função de ser um exemplo e ponto de referência para os seus liderados. Positividade, coragem, e experiência falarão mais alto, não esquecendo da proatividade necessária.
5 – Use uma comunicação eficaz e estratégica
Seja para comunicar com a equipe, seja para falar com outros públicos, a comunicação é a chave para o sucesso de crises. Decisões, pedidos, informações e dados relevantes precisam ser comunicados da forma mais clara, objetiva e estratégica.
6 – Veja as situações difíceis como oportunidades
Quando estamos no “olho do furacão” é difícil enxergar as partes positivas naquele cenário. Contudo, toda crise traz consigo oportunidades e chances de aproveitamento. Por isso, nunca deixe o pessimismo consumir as oportunidades. Pensar em formas para aprimorar processos, desenvolver maneiras de evitar que o problema se repita e ainda reforçar a importância da inovação, flexibilidade, adaptabilidade e resiliência são as palavras chaves.
Fontes: Sergio Lopes – LinkedIn: https://www.linkedin.com/posts/sergiolopesmentor_sergiolopes-mentor-palestrante-activity-7169658109173383168-b41u/?originalSubdomain=pt
Sérgio Lopes é um palestrante, mentor e coach que atua na área de liderança e gestão de pessoas, processos e resultados. Ele é considerado um LinkedIn Top Voices.